quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Vou ver a minha pontuação


Quando recebemos notícias boas de que vamos receber alguma coisa que pode ser positiva, nós geralmente usamos essa melhora em nossa realidade para julgarmos onde estamos, espiritualmente ou fisicamente.

Quase como se fosse um cartão de pontuação.

Mas a verdade é que nunca está tudo bem quando as coisas vão bem, assim como também não está tudo mal quando as coisas vão mal. Só porque parece que o mundo está desabando à nossa volta não quer dizer que somos a pior pessoa do mundo. E só por que alcançamos aquilo que almejávamos (ou mais) não significa que estejamos no melhor lugar possível.

O que estou querendo dizer com isso é: Não olhe à sua volta procurando por provas. Os kabbalistas contam inúmeras histórias sobre seus alunos que pediam por milagres e foram mandados em missões impossíveis a fim de criar esses milagres. Claro, eles obtiveram os milagres. Mas nunca ouvimos falar muito sobre o “e foram felizes para sempre”. Isso acontece porque normalmente não existe um “e foram felizes para sempre”. E o cara ou a garota da história que abre o portão, em geral não são justos. São pessoas comuns, como você e eu.

Às vezes, há coisas específicas em nossa vida que são difíceis de mudar; você pode ter dificuldade em relacionamentos, para ter filhos, para ganhar dinheiro – mas isso não significa que você esteja fazendo alguma coisa errada agora. Significa simplesmente que há um cofre em sua vida que ainda não foi destrancado.
Só porque algumas pessoas encontram uma chave não quer dizer que elas sejam perfeitas. Significa simplesmente que em algum momento específico, elas estiveram no lugar certo na hora certa. A chave se encaixou no cofre. E o Oponente, pessoal ou globalmente, permitiu que elas o abrissem e o fechassem de novo.

Às vezes, se há coisas específicas que estão empacadas, é preciso só se esforçar mais para encontrar a chave para abrir o cofre.

Mas e esse cartão de pontuação cósmico? Se não conseguimos ver onde estamos olhando em volta, como vamos poder saber qual é a nossa pontuação?

O verdadeiro juiz de quem somos e de onde estamos é, como já pode ter adivinhado, VOCÊ. Faça perguntas do tipo: Quanto desejo eu tenho?O quanto eu me sinto próximo do Criador? De que maneiras eu hoje sou uma pessoa diferente da que fui ontem?

É claro que às vezes você precisa de ajuda para enxergar onde está. Às vezes, nós precisamos que alguém nos ajude a ver – a ajuda de um mentor, de um professor, de uma pessoa querida.
Sim, existe causa e efeito. Se você fez alguma coisa egoísta hoje, isso vai voltar para você, mas provavelmente não amanhã. E a situação pela qual está passando hoje pode ser resultado de algo que você não purificou há três anos atrás. Existe um cartão de pontuação geral de causa e efeito.

Onde quer que nos encontremos, nos sentindo maravilhosamente bem, ou muito mal, ou qualquer lugar entre um e outro, precisamos sempre estar conscientes. Na hora em que receber boas notícias, esteja consciente. Alguma coisa deu certo, ainda assim, esteja consciente. Saiba que a qualquer hora, o cartão de pontuação cósmico pode vir nos mostrar que fomos egoístas e não estamos onde poderíamos estar.

E há uma lição maior ainda: Nem tudo é o paraíso ou o inferno. Só porque alguma coisa não está acontecendo não significa que estejamos no inferno; e só porque alguma coisa está acontecendo não significa que estejamos no paraíso.

É o resto do tempo que determina onde estamos vivendo.

Um aluno me escreveu esta semana sobre uma luta que está enfrentando em sua vida. Minha primeira pergunta foi: Mas e todas as outras coisas na sua vida? Nem tudo se resume àquela única coisa. O problema é que investimos tanta energia em fazer algo acontecer ou investimos tanta energia porque algo não está acontecendo que não investimos energia nas outras coisas da nossa vida.
Quando nos concentramos em excesso em algo, pode nunca acontecer. Por isso, nesta semana, verifique seu cartão de pontuação. Peça ajuda a um amigo íntimo ou ao seu professor. Certifique-se de que você não esteja se concentrando em excesso. E esteja consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário