quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Quando a enfernidade tende aparecer


Quando é que a enfermidade tende a aparecer?
Quando nos perturbamos ou desequilibramos física ou espiritualmente, por nós mesmos ou sob a influência de outros e de modo intenso e demorado.
Em desequilíbrio, a pessoa:

Se desgasta fluidicamente(consome muito fluido vital), e corrompe os fluidos bons que possui e não produz outros o suficiente para se renovar;
Produz(por si própria) ou assimila(de outros ou do ambiente)fluidos pesados, desagradáveis, doentios; esses maus fluidos se acumulam em seu perispirito e, aos poucos, são filtrados para as células do corpo físico, podendo levar um órgão , sistema ou aparelho a lesão ou mau funcionamento;
Quebrada a resistência natural, o organismo fica mais exposto à eclosão de enfermidades ou a contraí-las do exterior.
(...) o numero de enfermidades essencialmente orgânicas, sem interferências psíquicas, é positivamente diminuto.
(...) a maioria das moléstias procede da alma, das profundezas do ser.
(...) quantas enfermidades pomposamente batizadas pela ciência medica não passam de estados vibratórios da mente em desequilíbrio?
(...) qualquer desarmonia interior atacará naturalmente o organismo em sua zona vulnerável. Um experimentar-lhe-a os efeitos no fígado, outro, nos rins e, ainda outro, no próprio sangue.
Em tese, todas as manifestações mórbidas se reduzem a desequilíbrio, desequilíbrio esse cuja causa repousa no mundo mental. Emmanuel, Vinha de Luz, cap. CLVII.
Em conclusão:
Saúde é, principalmente, uma questão de manutenção do equilíbrio fluídico.
E doença(mesmo quando parece ser somente um problema físico) tem uma origem espiritual(necessidade, carência ou desequilíbrio),nesta encarnação ou em vidas anteriores.

COMO ENCARAR AS ENFERMIDADES.
Para evitar/prevenir
Cuidar do corpo, cultivar bons pensamentos e sentimentos, praticar somente o bem e nunca o mal.

SE A DOENÇA APARECER
Entender que é:
· Um alerta ou advertência quanto a um procedimento material ou espiritual;
· Ou uma prova(experiência necessária para aprendizado, teste);
· Ou uma expiação(conseqüência do passado)exigindo reajuste, indispensável e obrigatório, para voltarmos ao equilíbrio.

PARA SUPERAR
· Procurar verificar o que está causando e modificar o procedimento para melhor, a fim de evitar o prosseguimento do mal e sua instalação mais profunda.
· Empregar bem suas possibilidades de ação, a fim de compensar o desequilíbrio já causado, manter o equilíbrio nas áreas ainda não comprometidas e adquirir merecimento para ser socorrido espiritualmente;
· Buscar na medicina e no campo espiritual, os recursos disponíveis que possam favorecer a saúde e suavizar os males, trazendo o alivio possível e permitido ou, até mesmo, a cura.
“Se Deus não houvesse querido que os sofrimentos corporais se dissipassem ou abrandassem em certos casos, não teria posto ao nosso alcance meios de cura. A esse respeito, a sua solicitude, em conformidade com o instinto de conservação, indica que é dever nosso procurar esses meios e aplicá-los.” (Allan Kardec, o Evangelho segundo o Espiritismo, cap XXVIII, seção V, item 77)

PARA SUPORTAR
“Se porem, mau grado aos nossos esforços, não o conseguimos, devemos suportar com resignação os nossos passageiros males. Lembremo-nos de que lesões e chagas, frustrações e defeitos em nossa forma externa são remédios da alma que nós mesmos pedimos à farmácia de Deus.”(Emmanuel, Seara dos Médiuns, cap. “Oração e Cura”).
Sim, dificuldades e dores sempre tem um porque e para que, dentro da Lei Divina.
E nossos males, ainda que durem uma encarnação, são “passageiros”, não duram para sempre, pois somos Espíritos imortais.
Se não complicarmos a situação com inútil tristeza, desanimo, rebeldia, agressividade, ao final estaremos livres dessas provas ou expiações, restabelecidos em nosso equilíbrio e saúde.
Esclarecidos pela doutrina espírita, procuremos tudo suportar com fé, paciência e resignação.

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO:
MEDIUNIDADE
THEREZINHA OLIVEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário