sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O poder do Espírito Santo


Não Importa quem somos.

Todos possuímos pontos positivos e negativos.

Quanto mais traços positivos, tanto mais também os traços negativos.


Todos devemos saber que não somos perfeitos. Conhecer quem somos de verdade vai nos ajudar a tomar uma nova direção em nossa vida.

Nós muitas vezes nos deixamos dominar ou influenciar pelos aspectos negativos do nosso temperamento. Muitas situações difíceis na Igreja, no lar, e na vida secular, são criadas por desconhecimento de nossas fraquezas e pela falta de um critério espiritual para tomar nova direção. Mas não podemos desanimar. Temos apenas que crescer no amadurecimento em Cristo. Fp 4:13 diz: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece".

À proporção que formos sendo transformados pelo Espírito Santo, os defeitos do nosso temperamento serão anulados e suas qualidades aperfeiçoadas .



Deus quer usá-lo como você é e Deus precisava tanto de Paulo colérico, aquele que teve coragem de chegar diante das autoridades e dizer: “estou falando Daquele Jesus que vocês crucificaram, e que não ficou no túmulo, mas ressuscitou dos mortos”, como precisava do amor e carinho de João o fleumático, que tratava a todos com palavras doces como: “filhinhos...amados”. É importante notar que Deus não mudou o temperamento deles, mas, controlando-os com Seu Espírito, fez deles bênçãos. É isso que Ele quer fazer com você.

Se você é sangüíneo, use sua habilidade de comunicação para falar do reino de Deus.

Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurreto.

Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicação no Reino de Deus.

Se você é Fleumático, use seu amor, sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.

Deus quer transformá-lo através do Espírito Santo.

Os temperamentos não são maus ou bons. Todos têm seus lados positivos e negativos, e isso é natural em qualquer ser humano. Não podemos tentar esconder nossas falhas, elas precisam ser reparadas.

Deus nos fez como somos. Seja o que você é, e apenas canalize para Deus o seu temperamento.

Deus quer tão somente controlá-lo com Seu Espírito, de maneira tal que tudo em você seja para glória Dele.

Os temperamentos não são maus ou bons. Todos tem seus lados positivos e negativos como é natural em qualquer ser humano.
Durante a nossa vida, devido às nossas experiências, traumas e necessidades, certas características de nossos temperamentos podem se sobressair e outras se ocultarem, o que não significa dupla personalidade ou fingimento.
Como cristãos, devemos buscar o aperfeiçoamento das características positivas de nosso temperamento e com a ajuda do Espírito Santo estar em luta constante para vencer nossos pontos fracos.

Não podemos tentar esconder nossas falhas, elas precisam ser reparadas.

As fraquezas do temperamento podem ser vencidas pelo controle do Espírito Santo e as virtudes do temperamento podem ser lapidadas e melhoradas pelo controle do Espírito Santo.

Podemos ser mais felizes quando compreendermos nosso temperamento e o entregarmos ao controle do Espírito Santo.

As maiores necessidades espirituais de cada temperamento:

SANGUÍNEO: Domínio próprio (autocontrole, Paciência, Fé, Paz, Bondade.

COLÉRICO: Amor, Paz, Bondade, Paciência, Humildade, Domínio Próprio.

MELANCÓLICO: Amor, Alegria, Paz, Bondade, Fé.

FLEUMÁTICO: Fé, Domínio Próprio, Alegria.


De todos os temperamentos, o colérico é o que provavelmente tenha o maior número de necessidades espirituais.



Temperamentos cheios do Espírito Santo



O que é ser cheio do Espírito Santo? Ser cheio do Espírito Santo, não é somente receber o poder sobrenatural para operação de maravilhas, ou autoridade para testemunhar de modo magnífico.

Ser cheio do Espírito é encher-se das qualidades e forças do Espírito Santo que devem demonstrar que somos de Cristo e não somente falamos em Nome dele.
Ser cheio do Espírito é manifestar ao mundo as características do caráter de Cristo.

Ser cheio do Espírito é um mandamento para todos - Efésios 5:18. Todos os crentes devem ser cheios do Espírito Santo. Não é opção, é mandamento.

Ser Cheio do Espírito Santo é manifestar o Fruto do Espírito – Gálatas 5:22
É pelo fruto que se conhece a árvore. Isto nos ensinou o Senhor Jesus. Se formos de Cristo então todos esperarão frutos dignos da árvore a que pertencemos.
Ser Cheio do Espírito é possuir este fruto. É não ser uma figueira seca, mas, com fruto. Fruto que demonstra a todos nossa origem.



Para cada fraqueza um gomo do Fruto

Para o sr. Sanguíneo, Domínio Próprio, pois é extremamente difícil manter-se disciplinado e ordeiro.

Para o sr. Colérico, amor, pois é difícil amar ao próximo e se interessar genuinamente por ele. Pleno do Espírito, o Colérico receberá e cultivará a virtude do gomo especial do Fruto do Espírito que é o amor.

Para o Sr. Melancólico, fé, pois é difícil crer com facilidade em alguém ou em algo.

Para o Sr. Fleumático, alegria, pois se sente ressentido e infeliz na maioria do tempo.



Três atitudes para ser cheio do Espírito Santo



1. A sua vontade (desejos da carne) tem que ser vencida por Deus

A vontade do crente deve ser vencida pelo Senhor. O crente deve pedir ao Senhor para quebrar sua vontade. A vontade humana deve estar completamente disposta a submeter-se ao propósito do Senhor. Caso contrário, o vaso não será cheio. Eis o combate espiritual!

2. A Necessidade de um quebrantamento

Um coração quebrantado não será rejeitado quando pedir algo ao Senhor.

3. Uma Decisão determinada

Quem deseja ser Cheio do Espírito Santo deve estar consciente que haverá oposição espiritual constante. Há necessidade de decisão firme, determinada e sem volta. Certamente o Senhor ajudará e concederá o Enchimento do Espírito Santo ao que pede.



Dando o primeiro passo



Todos nós temos pontos que precisam ser melhorados ou vencidos. Para sermos cheios do Espírito e transformados por Ele o primeiro passo deve ser identificar, com sinceridade, quais características em nós podemos melhorar ou vencer.

Eu preciso me envolver mais com as pessoas?

Eu preciso dar mais espaço para que outros se desenvolvam?

Preciso sair um pouco de mim mesmo para compreender mais o que está ao meu redor?

Eu preciso vencer a preguiça que me mantém na inatividade?



Os temperamentos são como sabores diferentes que Deus colocou em cada um, para que nós não fossemos um batalhão de pessoas iguais. Com estas diferenças e com a ajuda do Espírito Santo podemos nos completar e sermos mais felizes.



Pedro cheio do Espírito Santo

“O que Deus fez por seu apóstolo sangüíneo, Ele fará por você, desde que esteja disposto a cooperar com o Espírito Santo permitindo que o seu poder o fortaleça em suas fraquezas”.

At 1:15 – o primeiro sinal de uma transformação: Pedro, um homem sangüíneo e iletrado, agora, cheio do Espírito Santo torna-se um grande pregador do Evangelho.

At 3:1-7 – a ousadia de Pedro é convertida em glorificar o Senhor Jesus e não a si mesmo.

At 4:5-13 – o Pedro que antes negara o Senhor Jesus, agora confessa abertamente que Ele é o Salvador.

At 5:40-42 – a constância de Pedro é evidente ao ser açoitado severamente pelo oficial do Sinédrio.

At 9:36-42 – a humildade e dependência de Deus.

2 Pe 3:15 – a maturidade de Pedro



A transformação de Paulo

Apesar do grande potencial, ele é, provavelmente por natureza, o mais carente das características proporcionadas pela plenitude do Espírito Santo do que qualquer dos outros temperamentos. A carta aos Gálatas 5:22-23 – revela-nos as características necessárias ao temperamento colérico. Todas elas se encontram na vida do apóstolo após sua conversão.



Amor – o Espírito Santo, de maneira maravilhosa, transformou um indivíduo irado, amargo e perseguidor, em uma pessoa calorosa e compassiva (Rm 10:1, 9:1-3).

Paz – O Espírito Santo de Deus fez com que Paulo compreendesse que a paz não depende de circunstâncias ideais. Quando o apóstolo foi encarcerado, um sentimento sobrenatural de paz tomou conta de seu ser (Fp 4:11-12; 6,7)

Humildade – O Espírito Santo conhecia bem a necessidade que Paulo tinha de humildade, pois após sua visão do céu relatada em 2 Co 12, foi-lhe posto um espinho na carne (Rm 8:28). Paulo tinha necessidade de sempre relembrar sua dependência de Deus.



Conclusão: Paulo entregou sua férrea vontade ao Senhor Jesus na estrada de Damasco. Quando tomou esta decisão parecia ter muito a perder, porém, sua vida é um exemplo claro das palavras de Jesus “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la há (Mt 10:39).

A transformação de Abraão



O crescimento de Abraão na fé mostra-nos um crescimento gradual que Deus dá a todo crente. Uma das maiores provas deste crescimento está no sacrifício de Isaque (Gn 22). O resultado desta fé está na confiança que Abraão depositou na Palavra de Deus, agindo conforme sua promessa. A fé não precisa de respostas, só de direção.



Esperamos que Deus tenha te abençoado com este estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário