terça-feira, 22 de setembro de 2009


YOGANANDA FALANDO SOBRE A FELICIDADE E A LEALDADE




A FELICIDADE

- Senhor, numa época de infortúnio ouvi a Tua voz dizendo: "O sol da Minha proteção brilha igualmente nas tuas horas mais brilhantes e nas mais sombrias. Tende fé e sorri! A tristeza é uma ofensa para com a natureza do Espírito, cheia de bem-aventurança. Deixa que a Minha luz, que transforma a vida, apareça através da transparência dos sorrisos. Se fores feliz, Meu filho, tu me agradas".

- Lembre-se de que quando você está infeliz é geralmente porque não visualiza claramente as grandes coisas que decididamente deseja realizar na vida, e também porque não usa, com a perseverança necessária, a sua força de vontade, a sua habilidade criativa e a sua paciência, até que os seus sonhos sejam materializados.

- A felicidade depende até certo ponto de condições externas, mas principalmente de atitudes mentais. Para ser feliz é preciso ter boa saúde, uma mente equilibrada, uma vida próspera, o trabalho certo, um coração agradecido e, acima de tudo, sabedoria ou conhecimento de Deus.

- O riso do Deus infinito deve vibrar através do seu sorriso. Deixe que a brisa do Seu amor espalhe seus sorrisos nos corações dos homens. O seu fervor será contagioso.

- Você tem o poder de se ferir ou de se beneficiar. Se você não decide ser feliz, ninguém poderá fazê-lo feliz. Não culpe Deus por isto! E se decide ser feliz, ninguém poderá fazê-lo infeliz... Somos nós que fazemos da vida o que ela é.

- Uma forte determinação de ser feliz o ajudará. Não espere que as circunstâncias mudem, pensando falsamente que nelas reside o problema.

- Não faça da infelicidade um hábito crônico, afligindo assim você mesmo e os que o cercam. Sua felicidade é uma bênção para você e para outros.

- Se você possui felicidade, tem tudo; ser feliz é estar em sintonia com Deus. Esse poder de ser feliz vem através da meditação.

- Em vez de estar sempre esforçando-se por obter a felicidade pessoal, tente fazer os outros felizes. Servindo aos outros espiritual, mental e materialmente, você verá as suas próprias necessidades satisfeitas. Ao esquecer-se de si próprio no serviço aos outros, você verá que, sem procurar, a sua própria taça da felicidade estará cheia.

- Não pense que uma pequena alegria no silêncio é suficiente. Alegria é mais do que isso. Por exemplo, imagine que você está sendo punido, não lhe sendo permitido dormir quando está desesperadamente necessitado de descanso; e de repente alguém diz: "Está bem, pode dormir agora". Pense na alegria que você sentiria no momento em que estivesse entrando no sono. Multiplique isto por um milhão! Nem mesmo isto descreveria a alegria sentida na comunhão com Deus.

- A verdadeira felicidade vem somente quando a sua vontade, guiada pelo discernimento da alma, escolher o bem ao invés do mal, a qualquer momento, em qualquer lugar, porque na verdade você quer o bem pelo bem. Então você será realmente livre.

- Buscarei diariamente a felicidade cada vez mais dentro da minha mente e cada vez menos nos prazeres materiais.

A LEALDADE

- A única forma de conquistar a salvação é ter completa lealdade a Deus. Este sonho da vida um dia será tirado de você; neste sonho, a única coisa real é o amor de Deus. Tudo o mais são falsos sonhos. Afaste-se deles. A cada minuto eu vejo o quanto isso é necessário. Ele me atou às tarefas da SRF, e então eu digo a Ele: "Eu trabalharei apenas para Ti." Então eu me sinto dentro do Seu Supremo gozo.

- Vocês estão nesta casa de Deus e este é o seu lar. Deveriam se orgulhar do trabalho e ser leais a esse lar, para que a bênção de Deus possa fluir através de vocês. Aquele que não é leal à sua própria organização e ao trabalho que Deus lhe designou, não é leal a Deus. Embora eu seja bastante tolerante, mesmo assim vocês percebem que regularmente menciono somente a minha linha de Gurus: Babaji, Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswar.

- Associem-se sempre àqueles que são leais a Deus e aos Grandes Gurus, e verão as suas vidas transformarem-se no mais elevado tipo de vida. Sejam sinceros às verdades dos ensinamentos da Auto-Realização e verão as suas vidas transbordarem com a glória do Espírito, com o fulgor do Todo-poderoso.

- Faço agora um voto sagrado: Jamais o sol do meu amor descerá abaixo do horizonte do meu pensamento em Ti. Jamais baixarei meus olhos para pousá-los em coisa alguma além de Ti. Nunca farei algo que não me faça lembrar de Ti.

- Verdadeiros devotos podem ser chamados de fanáticos em virtude da devoção a Ele. A única espécie correta de fanatismo é a lealdade a Deus - noite e dia, dia e noite, pensando nEle. Sem este tipo de lealdade é impossível encontrar Deus. Aqueles que não deixam de praticar a Kriya, que meditam longamente e oram intensamente a Deus encontrarão o cobiçado Tesouro.

- Deus está sempre te chamando através da flauta do meu coração. Eu te suplico - não O esqueça ! Nossos corpos podem perecer, mas permita que nossas almas cintilem para sempre como estrelas eternas no coração de Deus.

- Você descobrirá que tudo irá traí-lo se você trair sua lealdade a Deus. Portanto, não deixe nem uma gota de óleo cair da lâmpada da sua atenção no santuário do silêncio interior ao meditar diariamente, e ao cuidadosamente realizar suas tarefas no mundo.

- Deus está igualmente presente em todos, mas Ele está mais expresso no coração dos espiritualizados, pessoas leais que pensam apenas Nele. Através da sua lealdade a Deus você pode estabelecer sua unidade com Ele. Lealdade atrai a Atenção Divina. Assim, quando as tempestades da vida chegarem, e as ondas dos desafios baterem, você pode guiar o barco da sua vida até as praias divinas ao perceber Sua onipresença.

PARAMAHANSA YOGANANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário