quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Os anjos e o alívio da dor

OS ANJOS E O ALÍVIO DA DOR         

Oh, meu Deus: Quão verdadeiro é o preceito de que todo aquele que em Teu nome trabalha é pago em problemas! E que paga preciosa para aqueles que Te amam, se compreendemos o seu valor.   
 Sta. Teresa de Ávila.


Os seres humanos fazem algumas coisas engenhosas e outras não tão brilhantes para evitar o sofrimento e a dor. Não é difícil compreender por que desejamos evitar sentimentos de dor e frustração. Angústia, raiva, solidão, arrependimento, rejeição, medo, desespero e ódio não são experiências divertidas.
Para evitar tais experiências, alguns de nós adiam e ignoram as coisas, na esperança de que elas se resolvam por si, sem esforço algum de nossa parte; tomamos drogas para amortecer a dor; envolvemo-nos numa carga excessiva de trabalho a fim de nunca termos tempo para lidar com a dor; caímos em graves depressões e vivemos em mundos fantasiosos, ou então no passado ou no futuro. Todas essas defesas contra a dor nos impedem de experimentar a vida no momento presente.
Estou certa de que você já ouviu sobre a importância de se viver no presente, porém essa simples verdade merece ser repetida, já que o presente é o único momento que de fato possuímos.
Talvez você já tenha ouvido falar que nossos maiores problemas são aqueles que jamais acontecem; em outras palavras, os que existem apenas em nossa imaginação. Reservamos aí um espaço precioso, preocupando-nos com algo que jamais acontecerá. As experiências desagradáveis da vida não precisam ser tão negativas se lidarmos com elas no tempo presente. Viver plenamente no presente pode ser fascinante; tudo depende de sua atitude para com ele.
Nossa sociedade está direcionada para o afastamento da dor; buscamos um alívio rápido, quanto mais rápido melhor. Se nos aparecer uma ligeira dor de cabeça, um anúncio de TV nos lembra de ingerir imediatamente um comprimido para nos livrarmos dela. De tal modo estamos convencidos de que a dor é um mal, que quando ela se apresenta em nossa vida sentimo-nos fracassados.
Não posso afirmar conhecer todo tipo de sofrimento que este mundo tem a oferecer. Quando ouço falar sobre as experiências traumáticas pelas quais determinadas pessoas tiveram de passar, é-me impossível compreender como foi seu sofrimento. Contudo, o que sei com certeza é que se usarmos nossa dor pessoal como uma lição ou um ponto positivo de mudança de direção em nossa vida, essa dor pode resultar na mais valiosa lição que jamais poderíamos imaginar, conduzindo-nos à grandeza.
O dr. Bernie Siegel refere-se à dor e ao sofrimento como o “botão de ajuste de Deus”, uma mensagem para que reconsideremos nosso caminho, talvez modificando nosso caráter e nosso destino, e “encontrando nossa maneira própria e especial para contribuir com amor para o mundo”.
Se a sua vida e o seu corpo estão doloridos, peça aos anjos que o ajudem a compreender o significado maior que isso tem para o seu caminho de vida. Peça aos anjos que o conduzam à verdadeira fonte de sua dor e que lhe ofereçam indicações de como aliviá-la de uma forma natural e que resulte num bem supremo para você.
Se uma situação é por demais dolorosa para ser encarada honestamente, ou seja, se existe algo em sua vida que você não está disposto a encarar ainda porque se sente sozinho, saiba que não está sozinho. Os anjos estão bem aí ao seu lado; e quando estiver pronto para admitir algo de doloroso para si mesmo, eles o admirarão e o recompensarão por agir assim.
Olhe para a dor de modo diferente. O que vem a ser exatamente a dor e por que ela é tão terrível? Por que é tão difícil assistir ao sofrimento de outro ser humano? O que faria se alguém que você ama estivesse sofrendo a dor de uma enfermidade terminal e pedisse a você que o ajudasse a morrer? Por acaso essas perguntas significam algo para você? Ou será que você preferiria evitá-las?
Estou propondo essas perguntas porque existem ocasiões em que assumimos a dor de terceiros e acabamos julgando a situação com base em nosso ponto de vista. Podemos pensar para nós mesmos: “Por que essa pessoa simplesmente não se recupera e vive?”
Quando experimentar dor, adote um anjo em lugar de um analgésico. Use seu diário e pergunte a si mesmo: “Estarei evitando uma situação supostamente dolorosa? Estarei me sujeitando a uma forma amesquinhada de dor para evitar uma descarga mais abrupta de dor profunda?” Formule um pedido e o envie aos anjos, declarando que está disposto a enxergar claramente o motivo pelo qual a dor está presente em sua vida. Em seguida, receba a ajuda vinda das alturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário