sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Leis Mentais / Lei de Causa e Efeito

LEIS MENTAIS / LEI DE CAUSA E EFEITO
Conceituação Geral
 Existe uma lei inexorável que flui no rumo da vida. Às vezes, as pessoas se referem a ela como lei de causa e efeito. Nós dizemos que essa lei é um meio pelo qual a Mente do Universo se manifesta neste mundo como fenômeno. Alguns psicólogos a denominam “princípios de sugestionamento”. São raros os filósofos que não dedicaram sua vida para tecer interpretações pessoais dessa lei ou para tentar explicar uma verdade relacionada com ela. A felicidade e o êxito de uma pessoa nesta vida depende do quanto ela age segundo as exigências dessa lei, quer a conheça ou não. Trata-se de uma lei que ninguém consegue violar. Quem ousar violá-la será por ela destruído. É uma lei que pode ser assim expressa: “Hás de colher o que semeaste”. É também com base nessa lei que se diz: “O que pedirdes com fé ser-te-á concedido”. O fato de que “as pessoas tornam-se aquilo que julgam ser” também se explica com base nesta lei. Enfim, é a lei segundo a qual “boas sementes produzem bons frutos e más sementes produzem maus frutos”. Assim é a maneira como se expressa a atividade criadora do Universo. Pela ação da lei de causa e efeito, criamos em nossas vidas ora o paraíso, ora o inferno. É nessa lei que reside o segredo do surgimento das mais das mais variadas tragédias e das mais variadas comédias neste mundo. Quem conhecer esta Verdade e usar a lei com sabedoria alcançará a liberdade da alma e se tornará um vitorioso.
(TANIGUCHI, Masaharu. Comande sua Vida com o Poder da Mente. 12ª Ed. São Paulo:Seicho-No-Ie do Brasil, 2005. cap. 2; p.23)

Leis abrangidas pela Grande Lei de Causa e Efeito
 Lei º 1
A Grande Vida dotada de Sabedoria Divina está presente em toda a parte.

A Grande Vida existe imanente no Universo e ao mesmo tempo transcendente ao Universo. A Vida que existe em nós é a mesma Vida que permeia o Universo. Esta Verdade Paulo expressou da seguinte maneira: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: pois somos também sua geração”. (Atos 17 – 28)

Leiº 2
A Vida do Universo, dotada de Sabedoria Divina possui força criadora.
A vida do Universo está em perene atividade criadora, desta forma devemos compreender que o Universo está continuamente sendo criado e recriado. A criação de novas manifestações é a dinâmica infinita da Vida Universal.

Leiº 3
A Vida do Universo, dotada de força criadora, age de acordo com impressões, idéias, conceitos, etc., fortemente gravados em sua mente.
O espírito do Universo manifesta-se sob forma individualizada como ser humano. O ser humano tem visão consciente de si próprio e é a mesma Vida Universal manifestada sob forma individualizada no mundo regido pelo tempo e espaço. Mesmo vivendo neste mundo, o ser humano continua sendo essencialmente espírito e, como príncipe da criação, quando elabora um pensamento, conta com o apoio das forças do Universo.

Leiº 4
Em relação a cada um de nós, o Espírito do Universo age sem qualquer apego a si próprio e cria coisas de acordo com o “molde” (idéia) que elaboramos na mente.
(TANIGUCHI, Masaharu. Comande sua Vida com o Poder da Mente. 12ª Ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2005. cap. 2; p.24 a 28)
O Espírito Universal é totalmente imparcial e temos a faculdade de imprimir na mente do Espírito do Universo qualquer tipo de pensamento. A força criativa do Universo constrói este mundo de acordo com a idéia elaborada pelas vibrações mentais do ser humano.
A Lei de Causa e Efeito é a lei da Manifestação.
A grande lei de causa e efeito, também chamada de lei de ação e reação, lei devolutiva, etc., está relacionada com a Verdade horizontal, que é a lei que rege as manifestações dos mundos fenomênicos (mundos material, astral e espiritual). Segundo esta lei, tudo que lançamos como causa (pensamento, palavra, ação ou sentimento), retorna concretizado como fato ou circunstância.
“Faz parte da lei Imutável a Lei da Causalidade. É a Lei que diz: quando há uma causa, vem infalivelmente o efeito. Uma vez que o indivíduo criou a causa, não consegue fugir da conseqüência, por mais que seja astuto. A conseqüência virá infalivelmente mais cedo ou mais tarde. Se não vier de uma forma, virá de outra forma. De todo jeito, ele terá de colher os frutos”.
(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade. Vol. 38. 3ª Ed. São Paulo:Seicho-No-Ie do Brasil, 2004. cap. Setembro – Os Sofrimento já não existem. p. 84)

A Lei de Causa e Efeito é reconhecida pela “sabedoria popular”.
A lei de causa e efeito é reconhecida pela mente coletiva da humanidade e surge representada em ditos populares de diversas culturas. Referem-se a esta lei os ditos como: “quem semeia vento colhe tempestade”, “quem com ferro fere, com ferro será ferido”; “maribondo em cara fechada”; “a semeadura é livre, a colheita obrigatória” etc.

Sobre a criação e o aparecimento do carma.
A lei de ação e reação realiza a “compensação” em seu respectivo mundo. Jogando-se uma bola contra a parede, a bola retorna naturalmente por força da reação. Isto ocorre fisicamente, mecanicamente, sem que exista aí qualquer intenção de represália, ou qualquer sentimento de vingança, como acontece no mundo da mente. É apenas uma reação a uma ação que aconteceu no mundo da matéria.
Mesmo que a pessoa fique zangada, enquanto não houver a ação de atirar a bola, esta não lhe será atirada de volta. O efeito da ação de “zangar-se”, ocorrida no mundo dos sentimentos, aparece na forma de zanga da outra pessoa, também no mundo dos sentimentos, ou no mundo mental. Todavia, como a mente é superior à matéria, quando ela se excita violentamente, essa excitação movimenta a matéria e pode chegar a mover uma espada, um projétil ou uma bomba. É por isso que a guerra se inicia, primeiramente, no mundo da mente.
A reação à ação da mente permanece armazenada em forma de “possibilidade de materialização”, até surgir uma condição para ela se manifestar. A isso denomina-se carma. O carma de uma existência anterior pode ficar armazenado mesmo após a reencarnação; e podemos nascer neste mundo trazendo aquela bagagem. 
  (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade. Vol. 10. 1ª Ed. São Paulo:Seicho-No-Ie do Brasil, 1990. cap. I.p.27)

Causa e efeito não podem ser enganados.
Carma é o conjunto de ações do passado, que se encontram – em estado latente – armazenadas em nossa mente enquanto nascemos e renascemos neste mundo, e que são dotadas de “possibilidades de materialização”. As ocorrências que se manifestam paulatina ou repentinamente à nossa volta, formando o nosso destino atual, são exatamente o desdobramento dessa “possibilidade de materialização”. Por esse motivo, não precisamos responsabilizar ninguém pelo nosso destino.
A existência de mais pessoas infelizes do que felizes e de mais pessoas pobres do que ricas pode ser explicada pelo grau de desenvolvimento mental do homem atual, que, em existência anterior, armazenou o carma de infelicitar os outros. O efeito disso está se manifestando na atual existência.
O homem, praticando atos de bondade e de maldade, acaba precisando prestar contas como uma empresa: periodicamente tem de apresentar o balanço de seus débitos e créditos nesta existência.
 (TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade. Vol. 10. 1ª Ed. São Paulo:Seicho-No-Ie do Brasil, 1990. cap. I.p.30)

1a Lei da Vibração

O que é vibração?
Vibração é "Vai e vem", "Ir e vir" ir é dar; vir é receber.
Essa lei se expressa na realidade humana caracterizada no (Dar e Receber), no ser Útil e ser Valorizado. Dar e ser Útil são "Ir", Receber e ser Valorizado é "Vir". Por isso quando uma pessoa não se sente útil também não se sente satisfeita, mesmo que receba muito, como ocorre na superproteção.

2a Lei da Evolução

O universo encontra-se em marcha contínua para frente. O mais importante é compreender que estamos integrados na contínua evolução universal. Existimos para crescer, evoluir, aprender, progredir, aperfeiçoar-nos, semos felizes e ascendermos. A Lei da Evolução Contínua é infinita e mais forte que a nossa fragilidade de elemento cósmico. A felicidade estática de permanente desfrutar não existe. A felicidade somente será encontrada num processo evolutivo, como realização e satisfação daquele que se vêem crescendo. A evolução cósmica processa-se em todos os níveis, todos os sentidos, e todos os elementos.

3a Lei da Direção

A lei da "direção" como lei cósmica é uma só; da matéria à energia, do mundo físico ao mental. No mundo físico é a Lei da Dinâmica, em sua manifestação mais "pura". Um elemento não pode deslocar-se em direções diferentes ao mesmo tempo. A lei da direção no sentido psíquico se expressa da seguinte forma: Só podemos atingir um alvo de cada vez. E como é possível fazer rápido progresso, se só podemos programar um objetivo de cada vez? A lei determina um objetivo de cada vez, mas não fala de dimensão (tamanho) desse objetivo.

4a Lei da Harmonia

No micro e no macrocosmo existe uma harmonia de forças, movimentos, ritmos, e equilíbrio de energias, harmonia é a unidade na variedade. O universo é um todo em harmoniosa evolução. A lei da harmonia, no sentido mental ou psíquico é "Um por todos e todos por um”. Todo objetivo programado precisa ter em vista o seu bem pessoal (felicidade), e o de todas as pessoas envolvidas.

5a Lei do Impulso

É A mesma lei que fez o físico grego Arquimedes exclamar: "Dêem-me um impulso e um apoio e levantarei o mundo" Todo movimento está fundamentado num impulso inicial. A alavanca existe na medida em que há um apoio. Você só pode erguer o pé direito para dar um passo na medida em que o pé esquerdo encontre apoio no chão ou em qualquer superfície resistente. A segurança dos movimentos depende da segurança do apoio. A lei do Impulso encontra seu equivalente no mundo mental ou psíquico na lei da Gratidão. Quando agradecemos, reconhecemos que conseguimos algo e sempre que há motivo para agradecer; há o reconhecimento de que existiu um apoio. Quanto mais agradecemos, mais segurança adquirimos.

6a Lei da Não-Resistência

A lei da Não-Resistência é também uma aplicação da lei da dinâmica. Quanto menor a resistência do atrito, por mais tempo se mantém um corpo em movimento. É para reduzir a resistência do atrito entre o eixo e a roda de um veículo que se usa lubrificante. No mundo psíquico, a lei da Não-Resistência encontra seu correspondente na lei do Perdão que é a própria Compreensão.

7a Lei da Atração

Na realidade é a própria lei da criação expressa de outra forma, ou dito de outro modo, é uma lei derivada da lei da criação. Os semelhantes "se atraem". Que semelhantes? O que está na mente (subconsciente), e o que está na realidade exterior prática ou existencial. Assim, quem tem programado em seu subconsciente que a vida é difícil, vai atrair dificuldades para sua vida. Outra forma de manifestação dessa lei é você cultivar pensamentos positivos na dificuldade.

8a Lei da Afirmação

A repetição contínua de uma idéia desenvolve pensamentos e imaginação, até criar convicção a Fé. A Fé a que se refere esta Lei é totalmente ecumênica não tem nada com religião, mas sim com a certeza.

9a Lei dos Opostos

Entre o Bem e o Mal, o Positivo e o Negativo, há uma relação de complemento e não de negação. "O problema não existe", o que existe são obstáculos e dificuldades colocados em nosso caminho como desafio, que nos provocam ou nos chamam ao crescimento, ao desenvolvimento e a efetivação da lei da Evolução. Nós temos a mania de vestir as dificuldades e obstáculos como o "fantasma" do problema. O mal é desafio para a caminhada em direção ao aprofundamento na compreensão e a valorização da alegria. É a dor que nos permite experimentar a maior profundidade sensorial do prazer, somente o sofrimento nos permite dimensionar o valor e a grandeza da felicidade.

10a Lei do Equilíbrio

A lei do equilíbrio no mundo físico encontra seu similar no principio da balança. Uma pessoa passa a ser negativista e perder o equilíbrio entre o positivo e o negativo, quando em sua mente fazem-se presentes mais as imagens negativas e com essas imagens tudo passa a dar "errado". A decadência de um povo ou de uma nação inicia-se quando 50% + 1 das pessoas está negativa.

11a Lei do Amor Próprio

É Lei que nos mostra o ensinamento do Mestre Jesus: “AMA A TEU DEUS E A TEU PRÓXIMO COMO A TÍ MESMO”, mas quem é o próximo; mais próximo; que está próximo de nós? Somos nós mesmos, portanto, devemos nos amar até o amor transbordar e, assim envolver tudo e todos em nossa volta. Esta lei é comparada com a maior de todas as leis: CRIAÇÃO.

12a Lei da compreensão

Em primeiro lugar devemos compreender a nos mesmos; se observarmos a palavra compreensão vamos notar duas vogais (EE) juntas, isto é, como no verbo a primeira pessoa sou (EU) a terceira é (ELE), portanto, primeiro eu me compreendo para depois buscar compreender meu semelhante, ou seja Ele/o outro. A Compreensão encontra seu equivalente na lei do PERDÃO.

13a Lei do Policiamento

Devemos policiar palavras, pensamentos, sentimentos, ações e emoções. O que sai de nossa boca não volta, com uma PALAVRA enaltecemos ou destruímos um pessoa ou a nós mesmos, por isso devemos policiar tudo que dissermos.
PENSAMENTOS; todos os pensamentos se transformam em imaginação, e a imaginação materializa-se.
SENTIMENTOS; Somos seres que vibram entre o positivo/negativo e passamos parte de nosso tempo oscilando entre Alfa e Ômega; policiar os sentimentos é ficarmos o máximo de tempo na freqüência mental Alfa.
AÇÕES; a forma como agimos faz toda a diferença em nossa vida! E como queremos viver? A vida é feita de escolhas e nossa escolha faz toda diferença.
EMOÇÕES; é muito importante colocarmos a certeza positiva em tudo, não só nas emoções, mas em todas as nossas escolhas. Esta Lei encontra sue equivalente no (ORAI E VIGIAI).

14a Lei do Desejo

Especificar de modo claro tudo o que queremos (desejamos), todo desejo deve ter princípio, meio e fim, deve haver coerência, bom senso.

15a Lei da Ousadia

É preciso ter muito mais coragem para viver do que para morrer. Ousado é aquele que faz tudo o que for melhor em seu favor com determinação e persistência, aguardando o tempo que for necessário sem jamais desistir de suas metas e seus objetivos.

16a Lei da Certeza

A certeza é o mesmo que a fé, colocar a certeza em tudo não basta é preciso colocar a certeza positiva, portanto, a certeza encontra seu equivalente na Fé inabalável e a Fé remove montanhas.

17a Lei do Silêncio

Devemos calar para tudo o que for a nosso favor. O silêncio nos protege da maledicência e da inveja. Esta Lei encontra equivalência na Lei de Atração.

18a Lei da Capacitância

A capacitância está ligada a capacidade do campo áurico individual e a tela do pensamento. A energia cósmica sabe que tem capacidade; antes ela é a própria capacidade, porém, na aura, ela se encontra condicionada pelo espaço/tempo e também pelo livre-arbítrio. Imaginemos o espaço ocupado pela aura em torno da matéria, este espaço é ocupado pelos demais corpos, mas o circulo dourado os condiciona, pois ele circunda a aura, sendo a sua proteção. Dentro deste espaço o homem tem em si a parcela da energia cósmica, com a qual ele trabalha. A existência humana ocorre no presente, mas na aura correr na linha evolutiva, indo ao passado ou ao futuro.

19a Lei da Resistividade

A resistividade é a capacidade de usar bem e de uma forma sensata e equilibrada todo o potencial energético que forma a nossa capacitância. Nos sistemas eletrônicos, o resistor é uma peça componente do circuito integrado de um transformador. Ele está programado para oferecer uma determinada resistência a um fluxo de corrente diminuindo-lhe a voltagem. No sistema integrado mental, não existe uma peça programada para opor resistência ao fluxo de energia; o mecanismo funciona movido pela 13º Lei: POLICIAMENTO.

20a Lei da Indutância

A indutância que no terreno psicobiofísico é um resultado obtido pela conjugação do uso energético das duas Leis que a antecedem. No campo da eletrônica está ligada ao magnetismo exatamente como acontece no processo mental. A Lei mental ligada a Indutância é a Lei da certeza, que aciona a energia potencial da aura, magnetizando-a fazendo-a assumir a sua verdadeira característica que é ser dinâmica.

21a Lei de Causa e Efeito

Esta lei explica os acontecimentos da vida atribuindo um (Motivo Justo), e uma (Finalidade Proveitosa), para todos os acontecimentos com que se depara o homem. Causa e Efeito e/ou Ação e Reação encontram sua equivalência na lei da Compreensão.

22a Lei de Responsabilidade

A responsabilidade das faltas é toda pessoal, ninguém sofre por erros alheios salvo se a eles deu origem, quer provocando-os pelo exemplo, quer não os impedindo quando poderia fazê-lo. A lei de Responsabilidade encontra equivalência na lei do Policiamento.

23a Lei de Misericórdia

Esta Lei ensina "Não julgues" para que não sejais julgados com a mesma severidade com que julgastes o teu semelhante: Isto não significa que vamos abolir as leis morais, mas sim dar-lhes cumprimento. Compreender o próximo, conviver com as diferenças, respeitar as limitações também é um ato de misericórdia, mesmo quanto seja necessário aplicar a disciplina com o rigor correspondente ao ato praticado. Esta lei encontra equivalência na lei do Amor Próprio, que por sua vez encontra seu equilíbrio na lei da Criação.

24a Lei da Potencialidade Pura

Entre em contato reservando um momento do dia para ficar em silêncio! Para apenas SER. Fique sozinho em meditação silenciosa pelo menos uma vez por dia. Reserve um período do dia para comungar com a natureza e observar em silêncio a inteligência que há em todas as coisas vivas. Pratique o não-julgamento. Comece o dia dizendo: Hoje não julgarei nada; não julgarei quem quer que seja; nem a mim mesmo.

25a Lei da Doação

Dê um presente em todo lugar que for, a todos que encontrar; esse presente pode ser um cumprimento, uma flor, uma oração/prece. Ofereça sempre alguma coisa às pessoas com quem fizer contato. Estará, assim desencadeando o processo de circulação de energia, alegria, riquezas e abundância na sua vida e na vida de outras pessoas. Agradeça as dádivas que a vida oferece. E esteja aberto para receber.Deseje em silêncio felicidade e muita alegria toda vez que encontrar alguém. .

26a Lei do Carma

Observe as escolhas que vai fazer a todo momento. Toda vez que fizer uma escolha pergunte à si mesmo; quais serão as conseqüências? Trará felicidade e satisfação a mim e aos outros? Peça orientação ao seu coração. Se sentir conforto siga adiante com a escolha; se sentir desconforto observe. O coração é intuitivo e conhece a resposta certa.

27a Lei do Mínimo Esforço

Pratique a aceitação dizendo: Hoje aceitarei pessoas, as situações, as circunstâncias e os fatos como eles se manifestarem. Não se volte contra o Universo lutando contra o momento presente. Aceitando as coisas como elas são assuma a responsabilidade pela sua situação. Desista da necessidade de defender seus pontos de vista e de convencer ou persuadir os outros. Permaneça aberto a todos os pontos de vista.

28a Lei da Intenção

Faça uma lista de todos os seus desejos. Olhe para ela antes de entrar em silêncio e meditação; olhe antes de adormecer; olhe quando acordar. Libere a lista de seus desejos no ventre da criação; confie. Esteja consciente do momento presente.

29a Lei do Desapego

Comprometa-se hoje com o distanciamento e o desapego. Não force soluções de problemas. Transforme as incertezas em um ingrediente essencial da própria experiência através da sabedoria da certeza e encontrará segurança. Experimente a aventura da vida com todo o mistério, diversão e magia.

30a Lei do Propósito de Vida

Você deve nutrir com amor a divindade que habita em você; no fundo de sua alma. Preste atenção no espírito que anima seu corpo e sua mente. Faça uma lista de seus talentos únicos, depois outra lista das coisas que adora fazer; diga então: Quando eu expresso meus talentos e os ponho a serviço da humanidade perco a noção do tempo e crio abundância na minha vida e na vida de outras pessoas. Pergunte diariamente a si mesmo: Como posso servir? Como posso ajudar?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário