domingo, 10 de abril de 2011

Conhecimento



Todas as pessoas possuem conhecimento.
Isso é uma constatação e ninguém pode duvidar desta afirmação.
Obviamente que alguns têm mais, outros menos. Mas o grande desafio de uma encarnação, uma vida, é o que faremos com o conhecimento que possuímos.
Conhecimento é o que sabemos.
Conteúdo é o que sabemos e já aplicamos com sucesso, ou mesmo com equívocos.
Desta forma a grande "cartada" é deixarmos de ser uma pessoa com muito conhecimento para efetivamente passarmos a viver uma vida de conteúdo.

Uma pessoa com muito conhecimento pode se deixar facilmente trair pela vaidade e com isso se tornar até arrogante.
Sabe demais. Este posicionamento de arrogância não lhe permite aplicar corretamente o que sabe. Sair da simplicidade para um pedestal é possível acontecer até de forma acelerada.


O arrogante não tem conteúdo.
A grande dificuldade que sinto é provavelmente a mesma que você sente.
Como aplicar adequadamente o que sei e fazer disso conteúdo em minha vida?
No meu caso, minhas emoções são o maior vilão; já estou muito melhor, mas ainda distante do que pretendo.
O importante é que sei que as coisas são assim, que é preciso controle e que sentimentos ruins só nos atrapalham e nos fazem adoecer.
Que preciso me policiar e desta forma utilizar o meu conhecimento sem que qualquer sentimento negativo - ou mesmo positivo -, o contamine.
Ontem, na faculdade, tive uma palestra sobre o conhecimento, com duas professoras da UERJ que simplesmente foram gigantes na condução dos ensinamentos, lindas.Aprendi muito com elas.
Outro ponto importante é saber o que realmente é conhecimento correto em nossa mente, e o que é dedução "forçada" por métodos sociais, religiosos e familiares.
Sem dúvida este é um problema sério.
Muitas vezes "achamos" que sabemos, mas fomos levados a deduzir que aquilo é certo.
As religiões têm muita culpa nisso.

Demorei, mas descobri que o que os outros pensam a meu respeito é problema deles.
Eu sou quem tem de saber o que penso a meu respeito.
Isso faz toda a diferença em nossa vida.
Conheço algumas pessoas que se tornaram vítimas dos julgamentos dos outros. Sofrem por isso, mas nada fazem para mudar a situação.
Continuam reféns deste estado de coisas. Vivem como atores procurando ser o que os outros pretendem que elas sejam. São felizes? Óbvio que não.
No palco de nossa vida o fundamental é representarmos um único personagem: nós mesmos, em toda a identidade de nossa alma, de nossa essência.
Com tudo o que passo em minha vida, com as pessoas que me rodeiam, com os meus estudos, com você que lê as minhas mensagens, os meus desabafos que às vezes podem até ser similares aos seus, me faz crescer, me dá mais força para viver.

Outro ponto terrível: conviver em sociedade com pessoas falsas.Até mesmo pessoas que são da nossa família.
Não importa se há ou não dinheiro envolvido.
Jamais conviva com quem você não confia.
Você está se nivelando a ele.
Não há dinheiro que justifique uma noite mal dormida.
Não há dinheiro que justifique uma traição.
Para mim estes pontos são vitais para que a aplicação do nosso conhecimento seja isenta de qualquer contaminação e que tudo o que sabemos passe a ser, efetivamente, conteúdo.
Só saber, ter conhecimento, é coisa de profeta.
O verdadeiro sábio tem conteúdo. Sabe exatamente o que fazer e como aplicar o seu conhecimento.
Por isso é sábio. Por isso se cala, e fala pouco.
E, quando tudo parecer impossível, lembre-se que basta apenas dizer: "Eu quero! Eu posso, eu vou seguir adiante."

"Gravem-se os benefícios no ouro e as injúrias nas areias do mar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário