segunda-feira, 17 de agosto de 2009


desejo compartilhar este belo texto de Tadany,

Harmonia na Vida

Estimados Amigos,

A harmonia é uma indelével, sutil e vigorosa força que rege todos as interações existentes entre as galáxias, os sistemas, os astros e os seres que formam e habitam o cosmos, tanto o micro quanto o macrocosmos. Ela é a sublime manifestação de uma inteligentemente arquitetada ordem cujas premissas servem para brindar a todas as coisas e pessoas a possibilidade de seguirem a escala evolutiva em sincronia com tão venerável energia.

Na urgência e nas preocupações do quotidiano, poucas pessoas possuem o tempo, ou a predisposição, para refletirem sobre a fantástica estrutura que, a cada segundo, está natural e ordenamente conduzindo o universo, pois galáxias ocupam seu espaço no cosmos, planetas seguem suas delineadas órbitas, a terra gira em torno do seu próprio eixo e orbita ao redor do sol, a lua evolui em torno da terra e, diretamente, tem um impacto sobre muitos fenômenos naturais que acontecem por todo o planeta.

Ademais, existem vários fenômenos naturais a chuva, o movimento solar, os trovões, os relâmpagos, a neve e as estações do ano que, cada vez mais são invadidas por imprevisíveis, mas subordinados acontecimentos. Também observa-se o fascinante ciclo vivencial de nascimento, crescimento, amadurecimento, envelhecimento e morte. As magnânimas mudanças anatômicas e fisiológicas que acontecem no transcurso de uma existência individual. As veneráveis possibilidades cognitivas que, paulatinamente, vão ampliando a visão humana com relação a si mesmo, ao mundo e à Deus.

Além disso, a sublime força que brinda ao homem a inigualável capacidade psicológica de auto-consciência e, consequentemente, auto-análise e auto-julgamento e que, dentre todos os fatores existentes nesta prodigiosa aquarela universal, é um dos únicos que afeta a disposição temperamental de cada indivíduo, ora beneficamente por meio de alegrias, satisfações e prazeres, ora negativamente por meio de tristezas, depressões ou insatisfações.

Assim sendo, numa restrita e concisa análise deste fragmento psicológico, é possível perceber que o consciente entendimento da harmonia como uma resultante do discernimento das coisas como elas realmente são, ao invés das limitadas projeções, superimposições e preconceitos que invadem a psique humana, é a força motora que o conduz à uma vida mais agradável e simétrica.

Então, neste contexto, harmonia significa ter a capacidade de ver o mundo como ele realmente é, e não como imaginamos que ele deva ser, ter o poder de interagir com as pessoas ciente de como elas são, e não como ansiamos que elas sejam, pois, frequentemente, as pessoas vivem numa bolha de sonhos, fantasias e desejos que pode ser totalmente distinta da realidade que se apresenta fora dela.

Igualmente, dentro de todo o conjunto que forma a bolha cognitiva pessoal, existe a auto-percepção, ou seja, a maneira como cada indivíduo se vê e, neste caso, todo o entendimento que o homem possui sobre a arquitetada e inteligente harmonia que existe ao seu redor e nele mesmo, parece ser desconsiderada porque uma onda de não aceitação, insatisfação e frequente auto-punição toma conta do quotidiano humano.

Como consequência, muitas pessoas passam horas pensando que gostariam que a forma de seu corpo fosso diferente, os cabelos de outro estilo, a altura modificada, o peso alterado, os olhos de outra cor, os dentes com certo alinhamento e brancura assim como, que seus pais fossem outros, que suas moradas fossem distintas, que seus amigos modificassem suas visões de mundo, que suas profissões fossem distintas e que seus relacionamentos mudassem, entre infinitos outros desejos que permeiam a mente humana.

Mesmo assim, é importante mencionar que uma mudança pode ser benéfica para a evolução humana, no entanto, ela deve ser objetivamente analisada para que não esteja restrita à limitada bolha de percepção pessoal, isto é, que antes de qualquer impulso desgostoso ou de auto-insatisfação, a pessoa tenha a capacidade de analisar, entender e conceber a existência de uma fantástica harmonia que lhe é inerente e que provê as augustas bases para o seu processo de melhoramente e refinamento pessoal.

Assim sendo, quando uma pessoa conscientemente consegue interpretar toda a sutil, indelével e vigorosa harmonia que existe em si e ao seu redor e alcança colocá-la em prática na maneira como ela se percebe, como ela compreende o mundo ao seu redor, como ela estabelece seus objetivos pessoais, como ela concebe seus pensamentos, manifesta suas atitudes, comportamentos e ações, ela estará dando um nobre passo em direção à uma vida mais serene, satisfatória e exitosa.

Desta maneira, desejo-vos uma semana repleta de harmonia, vigor e realizações.

Com amor e carpe diem,

Tadany

Nenhum comentário:

Postar um comentário