sábado, 15 de setembro de 2012

Rosh Hashaná - 17 de setembro de 2012

                                                      Ano  5773      17 de setembro de 2012


A primeira citação escrita deste nome está na Mishná no tratado de Rosh Hashaná. Lá cita-se que existem 4 começos de ano diferentes. No primeiro dia do mês de nissam é o começo da contagem dos anos de reinado dos reis de Israel na Bíblia e o começo do ciclo das festividades judaicas de acordo com a Torá. No primeiro dia do mês de elul  é o início do ano para assuntos ligados ao dízimo animal (deveria se separar/dar aos sacerdotes 1/10 dos animais nascidos neste ano até esta data). No primeiro dia do mês de Tishrei é o começo do ano para a contagem dos anos a partir da criação do mundo (de acordo com a tradição judaica), do ciclo de 7 anos e do ciclo de 50 anos - relevantes a leis específicas da Torá. E o último dos começos de ano é o dia 15 do mês de shevat  - o ano novo das árvores, onde contamos a idade das árvores referentes a leis da Torá sobre o tempo de proibição do consumo dos frutos de uma árvore até completar 4 anos de sua plantação na terra de Israel.
Este nome é atribuido a este dia pela tradição rabínica de que este é o dia da criação do primeiro homem, portanto neste dia começa o novo ano judaico.

A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades da Diáspora. Começando no pôr do Sol do dia anterior até o anoitecer do dia posterior.
No jantar da véspera de Rosh Hashaná, costuma-se trazer a mesa comidas típicas como sinal para um ano novo bom e doce. Segundo a mística judaica da cabala, estes símbolos têm um poder de mudar o destino, mas de acordo com linhas mais racionalistas eles são simbolos que fazem nosso ponto de vista mudar com relação a fatos passados e futuros - a perpectiva que temos de um fato podem mudar o significado do que ele é ara nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário