sábado, 15 de setembro de 2012

Pedagogia

ATUAÇÃO EFICIENTE NOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

O trabalho psicopedagógico está nesse início de milênio efetuando uma modificação plena nos problemas de APRENDIZAGEM. 

Outrora, os pais ficavam sem um referencial de trabalho para os seus filhos que às vezes apresentavam um quadro de ANSIEDADE, CONFLITOS NOS TRABALHOS DE GRUPO, MEDO, INSEGURANÇA e toda uma gama de conteúdos emocionais que atravessam o processo de APRENDIZAGEM.

Então, os pais ficam num labirinto de erros e acertos tentando uma solução e os filhos e filhas congelados na dificuldade que se apresenta como um SINTOMA (más notas, indisciplina, falta de vontade para estudar) mas a CAUSA REAL fica velada no contexto familiar, muitas vezes diluída, por mecanismos de defesa do própria grupo.

O trabalho psicopedagógico atua exatamente na esfera do desejo do sujeito, do seu projeto de vida, dos seus sonhos, da sua entrada no âmbito cultural compreendendo a abrangência da CIDADANIA, AUTONOMIA, RESPONSABILIDADE PESSOAL E INTEGRAÇÃO (física-mental-emocional-energética) que vai constituir a todos nós como agentes operantes de co-participar de uma autoria social(escola),de uma autoria intelectual(ser sujeito do seu conhecimento em contínua construção), de uma autoria emocional(trabalho da descoberta de si próprio) e por fim uma autoria emocional trabalho da descoberta de si próprio) e por fim uma autoria transcendental (aquilo que acredito, valores), autoria cultural (valorização e compreensão da diversidade cultural do nosso país).

O meu estudo defende um fazer psicopedagógico ancorado nesse pilares de trabalho. Atuar de forma individual e grupal sempre tendo um olhar voltado para a pesquisa, para o respeito com a criança e acima de tudo focalizando a construção não só do conhecimento, mas da PESSOA HUMANA - na direção do seu poder de ser, de sonhar, de saber, de defender as suas proposições e mais do que nunca do seu PODER DE COMPARTILHAR o caminho do discernimento: EU E O GRUPO SOCIAL...
Tenho  tido muitas alegrias com o meu estudo, e acredito que não há um caminho psicopedagógico ancorado numa teoria, acredito no paradigma da transdiciplinariedade que nos desafia a estrutura uma singularidade em trabalhar com PSICOPEDAGOGIA.

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