sábado, 11 de dezembro de 2010

Cooperar ou Competir



Acredito ser importante aprender a competir, porque em várias situações na vida teremos que lidar com a competição, como em um vestibular, uma seleção de emprego, um concurso, entre outras diversas situações nas quais nos propomos a vencer. Concordamos, também, que cooperar é fundamental para a vida! Vivemos em sociedade, estamos interligados, precisamos uns dos outros para viver bem e sermos felizes.

De fato acho que o mundo é mais competitivo, talvez porque fomos educados num sistema que no impulsiona a competir. Mas e se fôssemos educados num sistema mais cooperativo, como seria o mundo?



Muita gente nem sabe ao certo o que de fato significa cooperar. A grande maioria das pessoas, quando pergunto o que é cooperação, responde que é ajudar o outro. Cooperar não é ajudar, é
algo bem diferente: é fazer junto, operar junto. Fazer junto é achar um ritmo comum, é unir forças para alcançar um mesmo objetivo.

O que realmente importa é buscar o equilíbrio entre os dois caminhos, saber que cooperar ou competir são escolhas.




A cada ocasião podemos escolher o que for melhor. O fundamental é ser ético, respeitar tudo e todos nas suas escolhas, seja na hora de competir ou cooperar. Penso que cooperar talvez seja um princípio que antecede a competição, pois até mesmo nos jogos competitivos, se uma equipe não coopera entre si, dificilmente chegará à tão sonhada vitória.

Por isso acredito que devemos primeiro aprender a cooperar, primeiro enxergar os outros como parceiros, para depois aprender a competir e, aí sim, olhar o outro como adversário, sem perder o
respeito e a camaradagem. Coopere, compita e se divirta! Mas acima de tudo respeite, compartilhe e escolha sempre o melhor para todos! O bem comum é o bem de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário