Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Cooperar ou Competir
Acredito ser importante aprender a competir, porque em várias situações na vida teremos que lidar com a competição, como em um vestibular, uma seleção de emprego, um concurso, entre outras diversas situações nas quais nos propomos a vencer. Concordamos, também, que cooperar é fundamental para a vida! Vivemos em sociedade, estamos interligados, precisamos uns dos outros para viver bem e sermos felizes.
De fato acho que o mundo é mais competitivo, talvez porque fomos educados num sistema que no impulsiona a competir. Mas e se fôssemos educados num sistema mais cooperativo, como seria o mundo?
Muita gente nem sabe ao certo o que de fato significa cooperar. A grande maioria das pessoas, quando pergunto o que é cooperação, responde que é ajudar o outro. Cooperar não é ajudar, é
algo bem diferente: é fazer junto, operar junto. Fazer junto é achar um ritmo comum, é unir forças para alcançar um mesmo objetivo.
O que realmente importa é buscar o equilíbrio entre os dois caminhos, saber que cooperar ou competir são escolhas.
A cada ocasião podemos escolher o que for melhor. O fundamental é ser ético, respeitar tudo e todos nas suas escolhas, seja na hora de competir ou cooperar. Penso que cooperar talvez seja um princípio que antecede a competição, pois até mesmo nos jogos competitivos, se uma equipe não coopera entre si, dificilmente chegará à tão sonhada vitória.
Por isso acredito que devemos primeiro aprender a cooperar, primeiro enxergar os outros como parceiros, para depois aprender a competir e, aí sim, olhar o outro como adversário, sem perder o
respeito e a camaradagem. Coopere, compita e se divirta! Mas acima de tudo respeite, compartilhe e escolha sempre o melhor para todos! O bem comum é o bem de todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário