quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amigos fazem bem a saúde


Amigos Fazem Muito Bem à Saúde!


Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade é algo verdadeiramente especial. Descobriu-se, que os amigos contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar nosso futuro. Constituem um remanso, diante de um mundo real, cheio de tempestades e obstáculos. Os amigos ajudam-nos a preencher os vazios emocionais de nossas relações e ajudam-nos a recordar quem nós somos, realmente.

Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade.

Os pesquisadores, homens em sua maioria, surpreenderam-se com os resultados destes estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao stress, elas sentem a necessidade de proteger seus filhos e de agruparem-se com outras mulheres. Quando isso acontece, produz-se uma ainda maior quantidade de oxitocina, que reduz o stress mais agudo e provoca um efeito calmante.

Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.

Após repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre os que são amigos verdadeiros e leais, contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.


Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que as mulheres geralmente vivem mais do que os homens. Assim, ter amigos nos ajuda não somente a viver mais, como também a viver melhor. O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigos tem uma mulher, maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável.




Não contar com amigos próximos pode ser tão prejudicial para a saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo.

Neste mesmo estudo, foi observado, também, como as mulheres superam um momento crítico, como a morte do cônjuge e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar em seuss amigos, reagiram sem doenças graves e recuperaram-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar. O estudo concluiu que a amizade constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!

Obrigada por ser meu amigo(a) !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário