quarta-feira, 8 de julho de 2009

11 princípios básicos a serem seguidos diariamente:

Consciência durante a respiração -
não se deve inspirar ou expirar no esquecimento; devemos, sim, estar atentos ao ar que sai e ao ar que entra.

Observar os passos -
ter consciência do andar: a forma e postura ao caminhar, o contato dos pés no chão é outra forma de atrair a consciência para o momento presente.

Ir para a sua Terra Prometida -
fazer sua viagem interior (Lech Lechá - "vá para dentro de ti"), investir no auto conhecimento visando uma autonomia sobre a sua própria vida.

Solidão na multidão -
o equilíbrio perfeito só é alcançado a partir de uma postura adequada em um meio inadequado. É relativamente mais fácil alcançar um estado elevado no isolamento; o desafio é se elevar em meio ao caos do dia-a-dia sem se deixar afetar por ele.

Recordar, trazer à memória -

como dizia Baal Shem Tov: "A base da sabedoria é a lembrança". Mesmo envolvido pelas atividades mundanas não devemos esquecer da nossa verdadeira função na existência. Um bom exemplo disso são as celebrações e as mitsvót.

Restrição -
somos constantemente estimulados por fatores externos, tanto os positivos como os negativos. A restrição é o freio que limita a ação do ego maquiado de impulsividade e destemor frente a qualquer situação.

Plena atenção -
kavaná ("foco"): se você está comendo, coma com atenção; se está estudando, estude com atenção. Não se trata apenas de "estar atento", mas se deixar envolver. No caso da comida, perceba como reage cada um dos sentidos, a satisfação que ela promove, e assim por diante.

Recolhimento (trabalhar as faculdades perceptivas) -

não se limite à percepção dos 5 sentidos, que são domínios da contra inteligência. Procure perceber coisas através da alma e não caia na armadilha da "intuição". A intuição pode estar sob o controle do ego - seus medos e expectativas, cuidado!

Pausa do tempo -

aprenda a controlar o tempo ao invés de ser dominado por ele. Programe-se em suas atividades, estabeleça prioridades. O que você precisa fazer agora é urgente ou importante? Ao darmos atenção excessiva ao urgente muitas vezes deixamos de fazer o que era importante, aumentando o caos em nossas vidas. Uma das armadilhas da contra inteligência é nos induzir à idéia que tudo o que é urgente é, igualmente, importante, o que, na maioria das vezes não é.

Pausa do espaço -
tenha o controle do espaço ocupado no seu coração pelos pensamentos e sentimentos negativos, por exemplo. Por vezes algo tolo acontece pela manhã e aquilo nos incomoda um dia inteiro desnecessariamente.

Pausa do coração -
medite sentado e de olhos fechados. Concentre sua atenção na respiração e visualize um duplo de si à sua frente. Na altura do coração do seu duplo visualize as 4 letras do Tetragrama. Repita este exercício todos os dias por 1 minuto pela manhã.

Imprima e leia várias vezes estas orientações. Mais do que isso, adote-as em sua vida a partir desta semana e promova transformações significativas para o seu benefício pessoal e a transformação da consciência de toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário