segunda-feira, 16 de maio de 2011

Controle-se


As pessoas geralmente pedem para explicar a Kabbalah em uma frase.Digo que não preciso de uma frase inteira, só de uma palavra: CONTROLE.

O que quero dizer quando falo em controle? Certamente não me refiro a manipular pessoas ou situações para atender aos nossos desejos egoístas. Quero dizer a capacidade de nunca se sentir uma “vítima” e de sempre saber como transformar uma situação ruim em boa – para você e para todos os envolvidos. Na terminologia kabalística, controle é enxergar a Luz em qualquer situação.

E é aí que a maioria das pessoas falha. Quando alguém em nossa vida é cheio de maldade imprevisível, quando nossos botões emocionais estão sendo acionados, quando parece que nada de bom pode sair de uma situação, nos sentimos desamparados, e aí abrimos mão do nosso poder.

Nosso desafio é ter a força e o caráter para sempre enxergar a Luz, mesmo nas situações mais sombrias.


Podemos descobrir a Luz na situação, fazendo duas perguntas:
1. Por que isso está acontecendo comigo?
2. Qual é a visão maior?

A primeira pergunta nos ajuda a focar no que a situação veio nos ensinar e como podemos usá-la para transformar nosso caos. Significa mudar nossa reação de “como posso me livrar disso?” para “deixa vir”. Situações difíceis são simplesmente Luz contida dentro das “klipot” (cascas de negatividade). Evitar a situação é essencialmente rejeitar os presentes do Criador. Pense nisso...

A segunda pergunta - “Qual é a visão maior aqui?” - tira o foco de cima de nós e o coloca na outra pessoa – com o objetivo de compartilhar. Em vez de nos concentrarmos em como a situação está nos ferindo, é melhor perguntar que necessidade não está sendo atendida na outra pessoa e como podemos ajudá-la, se for o caso.

A beleza desse processo de dois passos é que no instante em que vemos pelo menos uma resposta claramente, a situação começa a se resolver por si. Isso porque quando vemos a Luz atuando na situação, teremos saído da postura de vítima para uma postura de controle.


Esta semana, pratique esse procedimento em cada situação difícil que você enfrentar. Não importa o quanto seja doloroso olhar para dentro de si, não importa quão difícil seja confrontar suas questões, agora é a hora de recuperar o controle que é seu destino. É tão simples quanto eficaz.

Tenha uma excelente semana.

Visite: www.yehudaberg.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário